A Associação de Pais e amigos dos Excepcionais de Itapema ( APAE Itapema) foi fundada em 06 de outubro de 1996 na cidade de Itapema, tem como finalidade manter e incentivar a criação de setores especializados na habilitação, reabilitação e educação das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtornos do desenvolvimento, como os TEA (transtorno do Espectro Autista).
Promover a articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio a família direcionados a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.
Manter-se como instituição de referência no atendimento ao Deficiente Intelectual e/ou múltiplo nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.
Ser uma instituição notável em assistência social, educação, saúde para pessoas com deficiência, com gestão inovadora e sustentável na defesa e garantia dos direitos dos usuários.
Autodefensoria
A autodefensoria Apae é um processo em que os usuários das instituições são representados por autodefensores eleitos, indivíduos com deficiência intelectual ou múltipla, que atuam como porta-vozes de seus direitos e interesses.
AUTODEFENSOR: Fabricio Franco,
SUPLENTE: Robson A. Souza Fagundes.
AUTODEFENSORA: Fabiana Marcia Pivetta da Igreja,
SUPLENTE: Fernanda Angélica Tarosso.
Promover a participação ativa e inclusão social dos usuários, que são indivíduos com deficiência intelectual ou múltipla. Através desse processo, busca-se garantir que eles tenham seus direitos respeitados e sejam ouvidos em todas as decisões que afetem suas vidas. A autodefensoria fortalece a autoestima, a autonomia e a capacidade de autodeterminação dos usuários, permitindo que eles sejam agentes ativos na defesa de seus interesses e contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e igualitária, ao empoderar as pessoas com deficiência e promover a conscientização sobre suas necessidades e potenciais.
Coordenação
Professora Vera Lúcia da Rosa
Professora Michelli Marques