O que é Deficiência Intelectual?
Deficiência Intelectual refere-se a um funcionamento intelectual significativamente inferior à média, associado a limitações nas habilidades do comportamento adaptativo ou na capacidade do indivíduo de responder às demandas da sociedade, em pelo menos duas áreas (por exemplo, dificuldades de comunicação, atividades da vida diária como comer, tomar banho, se vestir, adaptação social, saúde, habilidades acadêmicas e profissionais, entre outras), com início antes dos 18 anos.
Deficiência Intelectual é a mesma coisa que doença mental?
Não! Muitas pessoas confundem, mas são coisas bem diferentes. Doença mental engloba uma série de condições que causam alterações de humor e comportamento e podem afetar o desempenho da pessoa na sociedade. Essas alterações ocorrem na mente da pessoa e afetam sua percepção da realidade. Em outras palavras, doença mental é uma condição psiquiátrica que deve ser tratada por um médico psiquiatra, com uso de medicamentos específicos para cada situação.
A Deficiência Intelectual é uma doença?
Não, não é uma doença, é uma limitação. No entanto, pode ser causada por uma doença, bem como por acidentes, condições socioeconômicas desfavoráveis que levam à privação de estímulos, desnutrição, fatores orgânicos, hereditários e genéticos. É importante destacar que 30 a 40% dos casos de deficiências poderiam ser evitados com medidas de prevenção. Como não é uma doença, não pode ser contraída por meio de contágio. Além disso, vale ressaltar que conviver com pessoas com Deficiência Intelectual não causa prejuízo ou dano às pessoas que não a possuem.
Quais as dificuldades que uma pessoa com Deficiência Intelectual pode apresentar?
Bebês podem apresentar atraso no desenvolvimento, como por exemplo, demorar para sustentar a cabeça (o normal é conseguir isso até os 3 ou 4 meses de idade); demorar para andar e falar (o normal é começar a andar e falar por volta de 1 ano, 1 ano e 2 meses).
Crianças com deficiência intelectual podem apresentar dificuldade na coordenação motora global e fina.
Podem ter dificuldade de compreensão, não conseguindo entender o que é pedido, as regras dos jogos ou como brincar.
Podem ter dificuldades de aprendizagem na escola, como acompanhar o que é ensinado, dificuldade para se alfabetizar, aprender a ler e escrever.
Dificuldades de relacionamento também podem estar presentes, com falta de interação social adequada e preferência por brincar com crianças mais novas.
No convívio social, podem não se comportar adequadamente.
Podem ter dificuldade no raciocínio e na capacidade de resolver problemas.
Também podem ter dificuldade no pensamento abstrato, na compreensão de ideias complexas, em aprender rapidamente ou em aprender com a experiência.
Podem ter dificuldade para realizar atividades do dia-a-dia, como tomar banho, se alimentar, trocar de roupa e cuidar da higiene pessoal, assim como fazer pequenas compras.
Podem ter dificuldade com recursos comunitários, como andar de ônibus, se locomover sozinho ou usar o telefone.
Em geral, quando há suspeita de deficiência intelectual, a pessoa pode parecer ter menos idade do que realmente tem (por exemplo, uma pessoa de 12 anos pode parecer ter 8 anos) e ser considerada imatura ou infantilizada. "Na dúvida sobre a presença de deficiência intelectual em uma criança, adolescente ou adulto, não hesite em solicitar uma avaliação diagnóstica!"
Todas as pessoas com Deficiência Intelectual têm as mesmas dificuldades?
A Deficiência Intelectual limita o desenvolvimento cognitivo (inteligência) e as habilidades do comportamento adaptativo, e essa limitação pode variar de indivíduo para indivíduo. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), existem graus de deficiência, sendo eles: leve, moderado, grave e profundo. Isso significa que existem pessoas com Deficiência Intelectual que apresentarão dificuldades mais leves, mas também há casos em que essa limitação é maior e pode comprometer a autonomia e a independência da pessoa.
Meu filho fez o Teste do Pezinho e deu normal. Portanto, ele não terá Deficiência Intelectual. É isso mesmo?
O Teste do Pezinho é extremamente importante, pois detecta doenças que, se diagnosticadas precocemente, podem ser tratadas e permitir que a criança tenha uma vida normal. No entanto, o Teste do Pezinho detecta apenas algumas doenças. A Deficiência Intelectual pode ser causada por vários fatores e condições que não são detectadas nesse teste. É possível que a criança tenha um teste do pezinho normal e, mesmo assim, apresente Deficiência Intelectual devido a outros fatores ou doenças.
A pessoa com Deficiência pode ter uma vida normal?
Sim, a pessoa com Deficiência Intelectual tem os mesmos sentimentos que qualquer indivíduo. E, assim como qualquer um de nós, ela percebe tudo o que acontece ao seu redor. Portanto, devemos dar oportunidades a essa pessoa para realizar todas as atividades que ela achar interessante e auxiliá-la no que for possível e necessário. A vida de uma pessoa com Deficiência Intelectual dependerá também de quanto a família e a comunidade estimulam e promovem sua autonomia e aprendizado.
A Deficiência Intelectual tem cura?
Não, não tem cura. A pessoa com Deficiência Intelectual sempre terá uma limitação no funcionamento intelectual e adaptativo. No entanto, é extremamente importante destacar que, com os apoios personalizados apropriados durante um determinado período, o funcionamento cotidiano da vida da pessoa geralmente melhora. Por exemplo, os atendimentos especializados nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, pedagogia e psicologia podem ajudar no desenvolvimento das habilidades e potencialidades do indivíduo. O apoio da família, da escola e da comunidade de forma geral também pode favorecer muito o desenvolvimento de uma pessoa com Deficiência Intelectual. Também é importante esclarecer que quanto mais cedo for o diagnóstico, melhores serão os resultados obtidos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CONSULTADAS
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Texto Revisado. DSM-IV-TR. Artmed, 2003.
Retardo Mental: definição, classificação e sistemas de apoio. 10ª. Edição. Artmed, 2006.
Revista de Deficiência Intelectual. Ano I. Número 1. Julho/Dezembro 2011. APAE de São Paulo, SP.
Site APAE-SP: www.apaesp.org.br.
American Association on Intellectual and Developmental Disabilities: www.aamr.org